Dados biográficos
António Damásio, médico neurologista e investigador português, nasceu em 1944 e encontra-se radicado nos EUA desde 1975. É professor catedrático de neurociência na faculdade Dana e David Dornsife, da Universidade do Sul da Califórnia, onde dirige o Brain and Creativity Institute.
António Damásio é reconhecido internacionalmente no campo da neurociência tendo o seu trabalho uma enorme influência na compreensão atual dos sistemas neurais que subjazem à cognição social, à memória, à linguagem, às emoções e aos mecanismos de decisão. No Iowa, com a sua mulher Hanna, promoveu a criação de uma importante unidade de investigação para o conhecimento dos sistemas cerebrais que se constituiu como um dos principais laboratórios de neurociências cognitivas - relação cérebro-mente – do mundo científico.
Damásio enquanto conhecido conferencista da sua especialidade tem apresentado comunicações de grande qualidade em reputadas instituições científicas e em seminários e congressos, sendo maître de conférences, desde 1981, em neurologia do comportamento na reputada Universidade de Harvard.
António Damásio é membro de diversas academias e instituições americanas e europeias tais como o Institute of Medicine of the National Academy of Arts and Sciences, a National Academy of Sciences, a American Academy of Neurology, a European Academy of Sciences and Arts, para além da Academy of Aphasia e da Behavioral Neurology Society.
Os artigos publicados em revistas científicas são inúmeros sendo autor de quatro obras aclamadas pelo público e pela crítica: O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro (1994), O Sentimento de si: o Corpo, a Emoção e a Neurologia da Consciência (2000), Ao Encontro de Espinosa: As emoções Sociais e a Neurologia do Sentir (2003), e O Livro de Consciência: A Construção do Cérebro Consciente (2010), traduzidas em várias línguas.
A obra que vem produzindo configura um verdadeiro sistema em que alguns dos conceitos registados são: homeostasia, padrões neurais, mapas, reflexos, cartas corporais cerebrais, emoções, sentimento, corpo, mente, razão, marcador somático, convergência/divergência. O programa de investigação que vem sendo publicado abre perspetivas particularmente relevantes no campo da “neurociência social” e da homeostasia sociocultural. “Os mecanismos da homeostasia básica serviram, do ponto de vista evolucionário e histórico, como modelo para o desenvolvimento da cultura” (DAMÁSIO: 2011, p.12) para a ponte entre a neurobiologia e as humanidades e para uma interessante abordagem das instituições.
António Damásio obteve numerosas distinções e prémios (vários deles partilhados com Hanna Damásio, também neurologista e neurocientista): em 1990 recebeu da American Medical Association o prémio William Beaumont, sendo agraciado com o Golden Brain Award em 1995 e, neste mesmo ano, a revista Time dedicou-lhe uma capa e um artigo de oito páginas. Em Portugal recebeu o Prémio Pessoa em 1992 e em Espanha recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica, e, em 2010, o Prémio Cozzarelli e o Prémio Honda.
Obra publicada em Português
O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro, Mem Martins, Publicações Europa-América, 1994.
O sentimento de si: o corpo, a emoção e a neurobiologia, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2000.
Ao encontro de Espinosa: as emoções sociais e a neurobiologia da mente, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2003.
O livro da consciência: a construção do cérebro consciente, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010.
Textos Online
O mistério da consciência – scribd
O mistério da consciência, PDF, Renato Ferracimi
Le choix rationnel n´existe pas! In La Recherche”
Penser l´oeuvre de Antonio Damasio, Spinoza avait raison, in Automates intelligents
Antonio Damasio Articles related to Self Comes to Mind
Vídeos
António Damásio – Part 1 Helena Vidal
António Damásio – Part 2-4 Helena Vidal
The conscious brain – Professor Damasio I, II
Big ThinK Interview with António Damásio
What qualities define the self
The convergence and divergence of memory
Antonio Damasio Blog de Myrddhin
Conférence de L´autre moi-même, de Antonio Damasio – ALI, Journées d´études et événements
António Damásio: a busca para entender consciência
Artigos e entrevistas
“Entrevista exclusive”, in Visão, 11 de fevereiro 2010.
“Lembrando de quando tudo aconteceu”, in Scientif American, especial, nº 40, pp. 30-37 (Brasil).
“Os cientistas deviam ser pensadores”, in Ler, nº 96, novembro 2010, pp. 30-36.
“La conscience et le soi”, in Cerveau&Psycho, nº 42 – Bimestriel, novembre-decembre 2010, pp. 46-49.
“Interview Antonio Damasio”, in Sciences et Avenir, nº 766 – décembre, 2010, p. 56.
“António Damásio – o explorador do cérebro”, in Expresso, Revista ÚNICA, 30 Abril 2011.
“A arte da ciência”, in JL, nº 1070, 3 outubro 2011.
AC